domingo, 19 de agosto de 2007

Qual é o esporte que salva?


"O esporte possui altos valores de integração social. hoje a sociedade está inundada de esporte, entretanto, são ignorados muitos de seus valores pedagógicos. O esporte idoneamente desenvolvido e aplicado ao mundo atual, é humanizador. Contudo existe muito a purificar. Não é ouro tudo o que reluz."
J.M Cagigal
Sempre que uma criança se inicia no esporte, seus pais, invariavelmente, visualizam uma oportunidade, uma luz no fim do túnel. É a esperança de que seus filhos possam conviver em um ambiente saudável, distante dos “Quatro cavaleiros do apocalipse”: o sedentarismo, as más companhias, a violência e as drogas. Estariam certos estes pais zelosos? O esporte é um templo dourado onde a promessa de salvação será cumprida? Sim e não!
É inegável que a prática de atividade física é benéfica e auxilia em vários aspectos, mas existem inúmeros contextos esportivos. Quando mencionamos esporte, vem à mente a idéia do Campeão, aquele que conta uma história edificante de superação e objetivos atingidos, um sonho em ouro, prata ou bronze. É o modelo pronto, o desporto de competição que ocupa generosos espaços na mídia e na nossa mentalidade prática e competitiva. Cuidado! Este tipo de esporte de rendimento é uma reprodução fiel dos valores de nossa sociedade doentia, ou seja, ele é excludente, e, muitas vezes – no caso de atletas de alto nível - prejudica o corpo. Portanto, nem saudável é! Mas então qual é a saída? Onde os pais depositarão a esperança do futuro de sua prole? Na forma como o esporte é conduzido, na filosofia do trabalho desenvolvido. O que realmente importa não é a beleza do vaso, ou seu tamanho... O relevante é saber se esse vaso contém terra e se a semente foi plantada, ou se está vazio, servindo apenas de adorno. A transmissão de valores positivos como a socialização, a participação indiscriminada de todos, o reforço da auto-estima, os incentivos à criatividade e o desenvolvimento da empatia deveriam ser os meios e também o fim de um esporte que se pretende inclusivo e salvador; caso contrário, muitos jovens frustrados ficarão pelo caminho, suscetíveis às mazelas que sua própria sociedade produz.

Nenhum comentário: