domingo, 7 de setembro de 2008

As cores de Gaudí

Parc Guell, Barcelona
" Gaudí detestava a monocromia ; achava que era contranatura . A natureza - como muitas vezes pregava! - não mostra em nenhuma parte monocromia ou homocromia perfeita. Havia sempre um contraste de cores mais ou menos nítido. Para Gaudí , que , ao longo da vida , se sentia cada vez mais atraído pela natureza , sua mestra , resultava daí, e justamente para o arquiteto, a necessidade de executar todos os elementos da arquitetura, inteira ou pelo menos parcialmente, em cores". Antoni Gaudí i Cornet viveria em um mundo cinza se não fosse o auxílio de alguns mecenas que se encantaram pela sua miríade de cores e mescla de estilos arquitetônicos. Para os padrões estéticos de sua época - e talvez ainda hoje – Gaudí era um exagero!
Todos os que ousaram colorir nosso universo escuro com " algo " além do convencional foram considerados loucos por seus contemporâneos. Na verdade tal desprezo é uma miopia , é a incompreensão dos medíocres confrontados com as matizes da mente de um Gênio.

Um comentário:

Esther disse...

Amor, excelente texto e foto linda, estaremos neste cenário em breve. Barcelona que nos aguarde pois ela fará parte da nossa história. Bj