terça-feira, 28 de abril de 2009

Meu amigo Rousseau

Estive em Genebra no Natal de 2007, caminhávamos pela rua da bonita e triste cidade quando passamos na frente da casa onde tinha nascido Jean Jacques Rousseau . Caminhávamos em St. Cergue , uma estação de esqui e um cartaz avisava : " Jean Jacques Rousseau esteve aqui ". O André me olhou e disse: "Esse cara tá te perseguindo!" Era verdade! Nunca pensei que alguém nascido em 1712 e morto em 1778 pudesse estar me mandando mensagens , mas estava! Lendo o livro " Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens" "constatei que Rousseau sempre esteve presente em minha vida. Por meio de observações sobre as teias que envolvem o homem social fora de seu estado de natureza ele escreveu teorias com as quais concordo e - ainda mais importante !- já havia também percebido sem o privilégio de conhece-lo. Schopenhauer já disse: "Pois o homem que pensa por si mesmo se familiariza com as autoridades por suas opiniões somente depois que as adquiriu e meramente como uma confirmação delas , enquanto o filósofo de livro começa com as suas autoridades , e dessa forma constrói suas opiniões juntando as opiniões dos outros: a sua mente , então, se compara à do primeiro como um autômato se compara a um homem vivo" Me sinto e me percebo como um homem vivo com vários amigos que aqui já não se encontram e com eles compartilho percepções.

Nenhum comentário: