quarta-feira, 29 de abril de 2009

Com a palavra Rousseau:

" Eu assinalaria o quanto esse desejo universal de reputação, honrarias e preferências, que nos devora a todos exercita e confronta os talentos e as forças, o quanto provoca e multiplica as paixões , tornando os homens concorrentes , rivais , inimigos, produzindo diariamente reveses, sucessos , e catástrofes de todo o tipo ao envolver no mesmo combate tantos pretendentes. Eu mostraria que é essa vontade de fazer falar de si, a essa fúria de distinguir-se que nos mantém quase sempre fora de nós mesmos...Eu provaria enfim que , se vemos um punhado de poderosos e ricos no topo das grandezas e da fortuna , enquanto a multidão rasteja na obscuridade e na miséria, é porque os primeiros só valorizam as coisas de que usufruem à medida que os outros são privados delas e porque , sem mudar de situação, deixariam de ser felizes se o povo não fosse mais miserável." BINGO!!! *
* Utilizo esta palavra significativa como forma de valorizar minha percepção da realidade. Apoiado por Schopenhauer parto da percepção para o conhecimento e não o contrário.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Fragmento

Venho a teu encontro suplicar sorrisos sinceros que não podes dar ... palavras que não podes pronunciar. Calado chego e silencioso parto sem poder descrever o que sinto por ti. Nebulosos são meus pensamentos, inundados de esperanças desconfiadas de que tudo não se realize. Desejo te encontrar para sempre em frestas de claridade que emprestam luz ao meu quarto escuro. Preciso escrever e muito mais sentir com poesia tudo aquilo que passou evidente e também desapercebido, pois sou algo que não compreendo sem o espelho de tuas reações. Minha ação sem intenção envenena meus sonhos compartilhados, sou refém da realidade e minha fuga são teus olhos claros.

Meu amigo Rousseau

Estive em Genebra no Natal de 2007, caminhávamos pela rua da bonita e triste cidade quando passamos na frente da casa onde tinha nascido Jean Jacques Rousseau . Caminhávamos em St. Cergue , uma estação de esqui e um cartaz avisava : " Jean Jacques Rousseau esteve aqui ". O André me olhou e disse: "Esse cara tá te perseguindo!" Era verdade! Nunca pensei que alguém nascido em 1712 e morto em 1778 pudesse estar me mandando mensagens , mas estava! Lendo o livro " Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens" "constatei que Rousseau sempre esteve presente em minha vida. Por meio de observações sobre as teias que envolvem o homem social fora de seu estado de natureza ele escreveu teorias com as quais concordo e - ainda mais importante !- já havia também percebido sem o privilégio de conhece-lo. Schopenhauer já disse: "Pois o homem que pensa por si mesmo se familiariza com as autoridades por suas opiniões somente depois que as adquiriu e meramente como uma confirmação delas , enquanto o filósofo de livro começa com as suas autoridades , e dessa forma constrói suas opiniões juntando as opiniões dos outros: a sua mente , então, se compara à do primeiro como um autômato se compara a um homem vivo" Me sinto e me percebo como um homem vivo com vários amigos que aqui já não se encontram e com eles compartilho percepções.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

São jorge guerreiro

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Uma oração em forma de canção na voz de Caetano Veloso , esta talvez seja a maneira mais bonita de orar por proteção

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Lemon

Apesar da "piração" do clip esta música significou muito na época da minha formatura, talvez porque trasmitisse uma alegria suave...hoje ela é nostalgia!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Existe!!

Sinto que existe uma atmosfera mágica que aqui menciono sem a pretensão de descrever. Este momento é efêmero, frágil e a qualquer instante num suspiro de imperfeição... podemos perder a leveza. O silêncio me encontrou um dia e passei a ser um desconhecido para mim mesmo , meus passos tomaram consciência do movimento deslizando sobre a terra viva como nunca antes eu havia percebido, meus sentidos trasbordavam sensibilidade. Ouvi vozes ao longe e vi rostos envelhecidos iluminados por labaredas dançantes. A Lua ainda se insinuava em caprichos de mulher, prometendo se vestir de prata quando a noite abraçasse o vale. Meus olhos percorriam o entorno à procura de tudo e a espera do nada, em um certo instante olhei que um pássaro em presságio voava investido de força sobrenatural. Percebi o mundo com um frescor de beleza que só a criança que um dia fui poderia reconhecer. Eu estava solto no tempo, despido de ânsias e misérias humanas . Desejei com todo o meu ser me apoderar desta sensação, porém quanto mais à busquei mais escorreu por entre minhas mãos.

Vontade

Disciplina caia como chuva torrencial encharcando meu corpo de liberdade. Se os vícios investem contra mim, encontrarão a rocha da minha vontade