segunda-feira, 26 de maio de 2008

" Socando a face de Deus"



O roteirista e ator Chazz Palminteri revela em uma entrevista que não realizar o próprio potencial é como " dar um soco na cara de Deus".
No livro completo da filosofia o autor James Mannion referindo-se a cultura nativa norte americana escreve: " Atingir seu potencial humano máximo é nossa tarefa e o único pecado verdadeiro cometido contra Deus acontece se falharmos em usar os dons que recebemos de Deus para nosso próprio bem e para a comunidade." Mas o que Deus tem haver com uma carreira de sucesso? Quase nada na verdade! Nascemos com um talento que é intuitivo, prazeroso e possibilita o desenvolvimento da criatividade, mas isso não se refere diretamente ao sucesso financeiro. " Dar um soco na cara de Deus" é vender nosso sonho para atender expectativas que não são nossas , é deixar de se conhecer para lapidar seus aspectos positivos, é representar um personagem e esquecer-se de quem é. Agredir a face de Deus é ter medo do irreal em busca de segurança e carregar a frustração como uma sombra até o fim de seus dias.

2 comentários:

Maria Lucia disse...

Lutero

Esse seu post ecoou de forma especial em meu pensar e sentir.
Realmente fiquei pensando que os valores neoliberais e pós-modernos com que somos bombardeados pelo massacre midiático com os estilos de vida preconizados,os apelos consumistas,os convites a fugirmos de nós mesmos,são constantes convites a "socarmos a cara de Deus".
E ao fazermos isso socamos a nossa própria cara e a cara de nossa humanidade possível.
O que vc. escreveu é um alerta, um chamado, com a força de um poema.
Muito bom mesmo!
Parabéns !
Encontrei o seu blog , a partir de um comentário deixado por vc. no "crônicas e críticas da América Latina", blog onde vou sempre ler o que o Pedro Ayres escreve ou posta sobre a América Latina e outros temas interessantes.
Maria Lucia

Unknown disse...

Caro Lutero
Antes de de tudo, muito obrigado pela visita e gentís palavras. Palavras que também podem ser aplicadas ao seu blog.
Lutero, ao ler o seu post, pensei logo em Max Weber e em seu livro clássico sobre sociologia, em que buscava entender e justificar porque o protestantismo foi e é a melhor formulação ideológica religiosa do capitalismo. A força é tão grande que até mesmo gente como o Chazz Palminteri(por sinal um grande ator), provavalmente de uma família italiana católica da Sicilia, fica preso nessa concepção de mundo. Uma concepção de mundo que só vê virtude na riqueza, poder e na sua contínua apropriação.
Seguindo a leitura, vi que você gosta de Ralph Emerson, nele, por exemplo, talvez menos que em Thoreau, há a crítica ao tipo de sociedade que estava sendo criada nos Estados Unidos, uma sociedade dedicada à superficialidade e ao mundano como normas. Características que irão aprofundar do pior modo a fantasia expansionista do "destino manifesto" e do "povo escolhido".
É ótimo que a blogosfera comece a ser ocupada por jovens como você, capazes de pensar e de fazerem o pensamento e o saber como as mais importantes atividades do ser humano, podendo ser até lúdicas e extremamente prazerosas.
Meus cumprimentos pelo blog e obrigado por tudo.