Perceber a terra como um organismo vivo é algo relativamente novo e um pouco exótico para a razão científica, felizmente os sinais da agressão sofrida pelo planeta redirecionaram o olhar para a interdependência. O entrelaçamento das relações de objetos vivos talvez seja um dos conceitos fundamentais em educação. A um nível sutil ou grosseiro tudo está interligado, dependente, conectado. O desenvolvimento desta percepção numa mente ainda desprovida de conceitos é o princípio da revolução... O nascimento da consciência, a sensibilidade de volta ao lar!
2 comentários:
Na verdade a visão da terra como organismo vivo não é nova e remonta a visão dos povos nórdicos que cultuavam os seres do bosque, entre outros observa-se também uma visão assim com a cultura indígena americana. A percepção atual traz ainda mais culpa e responsabilidade.
Como ficarão as futuras gerações diante desta pseudo-nova visão???
O que você acha desta visão ser difundida de forma tão sutil e às vezes também muito clara para as crianças, outro dia estive revendo o desenho capitão planeta, onde aparece a figura de Gaia...
Postar um comentário