quinta-feira, 24 de abril de 2008

Pensar por si mesmo



"Pois o homem que pensa por si mesmo se familiariza com as autoridades por suas opiniões somente depois que as adquiriu e meramente como uma confirmação delas , enquanto o filósofo de livro começa com as suas autoridades , e dessa forma constrói suas opiniões juntando as opiniões dos outros: a sua mente , então, se compara à do primeiro como um autômato se compara a um homem vivo"



Arthur Schopenhauer

quinta-feira, 17 de abril de 2008

" Minha natureza "



Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio.
O escorpião vinha fazer um pedido:
"Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?"

O sapo respondeu: "Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar."Disse o escorpião: "Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos." Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo. Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou:
"Por quê? Por quê?" E o escorpião respondeu: "Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza."


Existem pessoas que justificam os seus equívocos repetitivos mencionando a sua "natureza" como algo imutável e tal como o escorpião da fábula afundam num rio de acontecimentos inevitáveis. Na verdade para essas pessoas não existe distinção entre homem e "natureza", o que transforma a personalidade em um cárcere. Este tipo de pensamento determinista acorrenta o ser humano a comportamentos egoístas, tudo é valido para atender os desejos que a "minha natureza" impõe, afinal de contas nascemos assim e morreremos da mesma forma. Seres humanos são distintos dos animais e esta diferença consiste na escolha de mudança, pessoas que não mudam já estão mortas de algum jeito, pois a lei básica da vida é crescimento e fluxo constante, temos que transcender a natureza egoísta! Se somos hoje a mesma pessoa de 20 anos atrás alguma coisa está errada na nossa verdadeira natureza!

terça-feira, 15 de abril de 2008

Dois lobos



Dizem os índios que dentro do coração de um homem existem dois lobos que estão brigando constantemente do nascimento até a morte. Um lobo representa a luz e o outro a escuridão, as sombras do nosso eu! Praticamente todas as culturas mencionam metaforicamente esta batalha interna do bem contra o mal e o conflito que divide o homem, mas me parece sábia e original a resposta dos índios quando perguntados sobre qual lobo triunfará no final ; "Aquele que alimentamos com mais freqüência!"

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Distanciamento


Aproxime qualquer objeto dos olhos, tão perto que tal objeto encoste no seu nariz, e você terá uma visão limitada daquilo que escolheu para ver. Afaste este objeto e verá todos os detalhes e nuances do que tem em mãos. A proximidade emocional de uma pessoa em determinada situação provoca um olhar distorcido em relação ao problema, da mesma forma um especialista em determinada área é ludibriado quando domina um conhecimento e não consegue dar “um passo atrás” para olhar o saber em perspectiva.

Into the wild


A busca de " si mesmo" é suprimida e muitas vezes até ridicularizada, mas sem ela nada mais vale a pena. É preferível viver pouco sendo você mesmo do que durar uma eternidade sem se conhecer!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Sócrates


A revolução consiste no entendimento do processo da civilização, a mentalidade que nos domina é uma herança perversa onde os revolucionários ,hoje exaltados, amargaram a incompreensão de seus contemporâneos, as instituições estabelecidas nunca deixaram de excluir os “marginais” que ameaçavam o poder. Ironicamente estes contestadores e críticos do seu próprio tempo são canonizados pela mesma estrutura social que os condenou anteriormente. Os faróis que iluminaram a antiguidade permanecem isolados em uma ilha e os Fariseus de outrora continuam onde sempre estiveram...